Psicossomática: é verdade que o emocional pode desencadear doenças no corpo?

Apesar de ser algo reconhecido há milênios, a influência do emocional sobre doenças físicas, podendo até mesmo desencadeá-las, é algo que passou a ser negligenciado por alguns setores da saúde nas últimas décadas, precisamente após o descobrimento dos “germes”, na segunda metade do século XIX. A área de estudo a esse respeito é a psicossomática.

O termo psicossomática tem origem no grego e significa a união entre a psique e o “soma”, que é o corpo/físico. De acordo com essa disciplina, não há separação entre a mente e o físico, de modo que ambos são dependentes e influentes um sobre o outro.

O nome que podemos considerar como pioneiro no estudo sobre como o emocional influencia doenças no corpo é do alemão Georg Walther Groddeck, um médico psicanalista que viveu entre 1866 e 1934, sendo o responsável pelo desenvolvimento contemporâneo do tema no ambiente acadêmico.

Tipos de doenças

De acordo com estudos na área da psicossomática, diversas enfermidades podem ser originadas a partir do emocional, indo desde a asma até o câncer. Esse último, estudos recentes têm apontado não uma relação de causa-efeito, necessariamente, mas de influência poderosa, por exemplo, ao afetar a capacidade de resposta do organismo diante dos tratamentos.

Isso porque, o nosso estado emocional afeta a produção de substâncias que podem melhorar ou piorar a imunidade do organismo, tornando-o mais forte ou vulnerável diante das alterações bioquímicas.

Atualmente, umas das referências no estudo da psicossomática é o médico Rüdiger Dahlke, autor de “A Doença como Símbolo” e “A Doença como Caminho”, dentre outras obras, onde o mesmo explica como diversas enfermidades, como problemas gastrointestinais, queda de cabelo, esclerose múltipla, enxaqueca e também o câncer possuem correlação com o emocional.

A psicoterapia

Quando falamos da relação entre as enfermidades e o emocional, não podemos deixar de destacar a psicoterapia como principal ferramenta para a prevenção e combate às “doenças da alma”, como chamam alguns autores, a exemplo do psicólogo Viktor Emil Frankl, o pai da Logoterapia, uma vertente adotada por este profissional que vos escreve.

Compreender os dilemas que nos afligem, alguns dos quais desconhecidos por nós mesmos, é parte essencial para uma boa saúde em todos os aspectos, sendo a psicoterapia, online ou presencial, uma parte fundamental para essa finalidade.

Por fim, se você entende a importância de cuidar do seu emocional como forma de melhorar significativamente a sua saúde, e deseja compreender melhor como a psicoterapia pode lhe ajudar, clique aqui.