Um alerta aos pais que expõem crianças na internet

O tema é delicado, mas extremamente importante de ser abordado, pois envolve uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre as famílias. Se trata dos pais que expõem crianças na internet.

A dificuldade diz respeito ao fato dos pais serem responsáveis pelo modo como entendem ser o melhor ou não para os filhos, sendo isso um ofício de caráter pessoal. Todavia, infelizmente não são todos que entendem os riscos envolvidos na exposição de crianças na internet.

Não estamos tratando aqui dos pais que, por exemplo, compartilham alguns simples registros de família, publicamente, como fotos ou vídeos junto das crianças ou apenas delas, em um círculo privado de amigos e parentes criado nas redes sociais.

Estamos tratando dos pais que abusam da individualidade dos filhos, levando para o mundo online quase tudo o que eles fazem em suas vidas, constantemente e para o público em geral, como se as crianças fossem peças de entretenimento e exposição.

São casos onde as crianças crescem em lares como se vivessem em um eterno Big Brother, com suas vidas expostas a todo momento, não por iniciativa própria, inocentemente, mas por influência e até orientação dos pais.

Possíveis impactos

Qual é a percepção que uma criança, constantemente exposta na internet, terá da vida quando for jovem e adulta, senão a de viver em função da aprovação dos outros?

Se os menores crescem condicionados a buscar “curtidas”, comentários e reações positivas na web, criando a expectativa de serem vistos e aprovados pelos “seguidores”, possivelmente se tornarão adultos cujo maior anseio será a aceitação social.

Uma vez que as reações da sociedade nem sempre são positivas, é provável que esta pessoa desenvolva problemas de autoestima, insegurança e ansiedade por achar que deve sempre agradar, algo impossível e que torna a criança psicologicamente mais vulnerável, já que tende a estar mais disposta a fazer qualquer coisa em busca de aprovação.

Outro impacto possível envolvendo a exposição de crianças na internet diz respeito ao modo como elas reagirão, no futuro, caso passem a entender que tiveram detalhes da vida expostos por decisão dos pais, e não por inocência delas.

Neste caso, falamos de conteúdos que podem ter sido compartilhados tantas vezes e utilizados de “n” maneiras, por diferentes pessoas, que dificilmente serão removidos da web e continuarão sendo vistos como uma espécie de registro da vida pessoal exposto à sociedade.

Evelyn Eisenstein, coordenadora de um Grupo de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), também lembra da possibilidade de crimes serem cometidos mediante o uso da imagem dos menores, reforçando a preocupação quanto à exposição deles online.

“A criança e o adolescente não devem ter vida pública nas redes sociais. Não sabemos quem está do outro lado da tela”, diz ela, segundo a Agência Brasil. “O conteúdo compartilhado publicamente, sem critérios de segurança e privacidade, pode ser distorcido e adulterado por predadores em crimes de violência e abusos nas redes internacionais de pedofilia ou pornografia, por exemplo”.

Considerações

Como podemos refletir, muitos pais estão “abrindo” a vida dos filhos para o mundo, sem considerar que eles serão adultos um dia, e não percebendo, também, o quanto isso poderá ser prejudicial em nível psicológico e social.

Como as redes sociais são um fenômeno novo em nível geracional, é natural que muitos pais errem ao lidar com isso, já que são envolvidos pela empolgação e também pelos “modismos” da atualidade.

Contudo, os impactos negativos da exposição de crianças na internet já podem ser observados mediante o crescimento do número de jovens com problemas emocionais e físicos devido ao uso desenfreado do aparelho celular para acesso às redes sociais, podendo ser isso um reflexo da influência dentro da própria casa.

Aos pais, o alerta é para que tenham bom senso e entendam que, de modo geral, as crianças devem ter a vida pessoal preservada dos olhos do mundo. Exceções, obviamente, não são abordadas aqui, mas sim a regra. Pense nisso.

Exposição de crianças na internet, um alerta aos pais
O que você faz também se reflete na maneira que os seus filhos lhe enxergam. Imagem: reprodução/Google

Leia também

💬 Posso ajudar?