Terapia online é boa tanto quanto a presencial?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a eficácia da terapia online, ou psicoterapia, se comparada ao modelo presencial. Esse questionamento é normal, já que estamos tratando de algo relativamente novo na área da saúde mental.

Primeiramente, podemos afirmar com segurança que sim, a terapia online possui tanta eficácia quanto a presencial, e isto por várias razões, entre as quais listarei algumas abaixo:

01 – Diferenças de adaptação

Há pessoas que se adaptam melhor no processo terapêutico quando ele é realizado remotamente, em vez do presencial, assim como outras se adaptam melhor no presencial e não do modelo online.

Isso acontece porque cada pessoa é única e possui peculiaridades, tais como a maior ou não sensação de conforto diante de alguém; o tipo de ambiente onde o atendimento é realizado (fora ou na própria casa); a dinâmica da abordagem, que pode variar devido ao uso ou não dos instrumentos tecnológicos (computador, celular, aplicativos, etc), e outros.

Ou seja, assim como há pessoas que se sentem melhor acolhidas pelo terapeuta quando estão na sua frente, dividindo o mesmo ambiente, outras se sentem mais à vontade quando estão se submetendo ao mesmo processo de forma remota, porque estão em seus quartos, salas, etc., locais normalmente já associados à ideia de privacidade e conforto.

02 – O instrumento da fala

Tanto a terapia online quanto a presencial têm como ferramenta principal a fala. É por meio dela que o processo psicoterápico, ou terapêutico, ocorre e se desenvolve. Desse modo, presencialmente ou a distância, desde que esse recurso seja mantido, o tratamento terá seus resultados.

03 – A subjetividade

As demandas emocionais/psicológicas humanas são diversas e por vezes complexas, o que significa a formação de uma subjetividade que nos permite explorar meios de alcançar as necessidades do cliente com os recursos que temos, quer sejam virtuais ou físicos.

Assim, na prática, o resultado da terapia online ou presencial também depende muito da expertise do profissional no tocante à sua capacidade de identificar essas necessidades e enxergar os meios pelos quais poderá auxiliar o seu cliente.

Ou seja, de nada adianta o terapeuta estar de frente para o seu cliente, fisicamente, se não houver da sua parte a capacidade de compreender essa subjetividade alheia ao perfil de cada indivíduo, pois, do contrário, estará humanamente distante.

Por outro lado, quando esse manejo e capacidade existem, especialmente se de forma mútua, mesmo em um atendimento online, a sensação percebida entre o terapeuta e o cliente é de total proximidade, confiança e interação.

04 – Assiduidade 

Outro quesito que pesa nos resultados da psicoterapia online diz respeito à praticidade envolvida. Como o modelo não exige deslocamento, permitindo que você inicie o processo da sua casa ou qualquer outro local, isso lhe ajuda a não falhar com os dias e horários das consultas.

Você deve avaliar

Com o resumo acima, você poderá ter uma base para avaliar qual o tipo de atendimento que acredita ser o mais apropriado para o seu perfil: online ou presencial? Seja qual for, o mais importante a entender é que ambos são eficazes quando executados por profissionais sérios e devidamente capacitados.

Leia também

💬 Posso ajudar?